domingo, 1 de maio de 2011

Rodovias e transportes coletivos:

» Rodovias Estaduais: PB - 137, PB - 149, PB - 151.
» Transportes Coletivos: Viação São José, Viação Jardinense e Viação Guarabirense, que intermediam o translado da população para Campina Grande, Natal e João Pessoa, além de outras localidades.

Um outro tipo de geração de renda, no qual o município está apostando é o turismo. Já contamos com um calendário de eventos durante todo o ano, que traz milhares de turistas a cidade. Dentre deles: a Emancipação Política de Cuité, dia 25 de janeiro, onde são promovidas várias comemorações, como: alvoradas, missas, maratonas e festas para a população. 


Na Semana Santa, vários eventos acontecem no município, além dos promovidos pela igreja católica, há também a encenação da Paixão de Cristo, no Olho D'Água da Bica. O grupo responsável pela apresentação é o Teatro Amador de Cuité - TEAC, que conta com cerca de 400 atores. Cerca de 4 mil fiéis, de toda região, comparecem as apresentações.

As festividades juninas ganharam um local todo especial para realização: O Arraial da Serra. A Prefeitura Municipal de Cuité patrocina todo o evento que conta com cerca de 15 dias de festas para toda a população. Com isso ganhou o título de melhor São João do interior da Paraíba. Aproveitando o clima frio e nevoento da cidade, os turistas comparecem em massa nessa época, cerca de 10 mil visitantes.

A tradicional Festa da Padroeira de Cuité é uma data importante, pois nessa ocasião muitos dos nossos conterrâneos voltam ao seu lugar para as comemorações alusivas a Nossa Senhora das Mercês, que é comemorada em 24 de setembro. Tanto a parte religiosa como a profana garante muita emoção todos aqueles que nos visitam.

Duas grandes vaquejadas fazem parte do calendário de eventos do município: A Vaquejada do Parque José Pessoa e a Vacaju, ambas realizadas no parque já citado. Há cada ano, mais vaqueiros se candidatam aos prêmios oferecidos. A casa de show Portal do Forró realiza, durante o evento, festas com as melhores bandas de forró do nordeste.

As festividades natalinas são comemoradas no município, através de eventos religiosos, com a realização de encenações do nascimento de Cristo, pastoril, como também a parte profana, com festas no Arraial da Serra.

As terras onde Cuité foi fundada foram doadas pelo senhor Caetano Dantas e sua esposa e requeridas à Capitania de Itamaracá. O ato foi em louvor a Nossa Senhora das Mercês. Por este fato, foi erguida no local uma capela.

Outros sítios, que possuíam pequenos mananciais também atraiam pessoas, afim de banhos, como: sítio do Marimbondo, sítio do Ingá, sítio do Imbé, sítio do Jatobá e a Lagoa de Seu Juvino.

A prática de medicina popular é bem difundida no município, devido nossas heranças e tradições. É grande a variedade de plantas medicinais nativas existente, por este fato torna-se difícil catalogá-las. Muitas são cultivadas em quintais.

Em Cuité recebemos o sinal de 04 maiores redes de TV do Brasil: Globo, SBT, Record e Band. Temos também uma rádio comunitária, a Stúdio FM, sintonizada na freqüência 90, 3 MHz.

Há grandes nomes na literatura local, como Oswaldo Venâncio dos Santos, Onaldo Venâncio, Claúdio Limeira, José Antônio Assunção, Aércio Cândido, Dinamérico Soares do Nascimento e Manoel Nunes Machado, dos quais muito nos orgulhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário